BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Coisas do Brasil: Analfabetismo


O Brasil tem praias lindas, uma flora e uma fauna exuberantes (por enquanto), pessoas bonitas e felizes da vida.

Mas não é somente isto: temos também a segunda maior taxa de analfabetismo da América do Sul. Perdemos apenas para a Bolívia.

Verdade seja dita, o critério de avaliação adotado pelos órgãos responsáveis por este tipo de medição consiste em considerar aqueles que conseguem ler e escrever um bilhete simples (desprezando acentuação, concordância verbal e nominal, etc.) como alfabetizado. Ainda assim de cada 100 brasileiros, mais de onze são analfabetos. A coisa consegue piorar dependendo da região: No nordeste, um em cada cinco nordestinos não conseguem se comunicar verbalmente de maneira alguma.

Engraçado como nós, cidadãos comuns, e alguns políticos não-corruptos (mas ingênuos) ficamos a pensar que a solução do Brasil é diminuir os juros, favorecer o crédito, consolidar um bloco econômico, privatizar, não privatizar, reformar a constituição, reformar a distribuição de terras dentre outras coisas, deixando de notar um fato tão elementar! Se a distribuição de riqueza num país que paga imposto até pra pisar no asfalto é tão desigual, é só olhar a nossa realidade e entender a razão deste fenômeno. Comunismo? Socialismo? Ditadura do proletariado? De jeito nenhum, o proletariado precisa no mínimo saber o que o bom e velho Marx escreveu...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Cogitata Metafisica (ou herrar é umano!)


E depois dizem que mulher é que só sabe pilotar o fogão! Vai entender...


quinta-feira, 1 de maio de 2008

Revolução Industrial: suicídio das crianças inglesas

Pensar a modernidade é algo extremamente paradoxal! O que é o progresso? Avanço tecnológico? Modernidade? Se o que separa o início da revolução industrial do meu I-pod de 120 gramas for um produto do progresso industrial e tecnológico meu bolso está cheio de sangue e toda sorte de miséria humana...Nunca saberia!
No dia primeiro de Maio comemora-se em nível de mundo o dia do trabalho. Mas o que de fato há para se comemorar? Pra que um feriado? Festa? Luto? História?
Eu jamais pensei em ouvir falar que crianças de nove ou onze anos pudessem sofrer de maneira tão brutal a ponto de tirar a própria vida. Que o ser humano tivesse uma potência descomunal para a perversidade eu ainda suspeitava, mas com uma vontade de que fosse apenas um pessimismo exagerado.
Estas crianças inglesas sofreram. Scavengers e Piecers estavam expostos ao perigo iminente, espancadas pelos pais para que sofressem menos com as atrocidades dos patrões, muitas vezes era no suicídio que encontravam alívio: “É bom quando isso acontece, de morrermos antes de crescermos.” Se atirar da janela da fábrica era mais atraente do que a (sub)existência destas pobres criaturas sem respeito, amor...sem nada além da dor e pânico do real...
Bom feriado a todos!

*texto livremente adaptado de “Dedos Ágeis” em http://repositorium.sdum.uminho.pt/dspace/bitstream/1822/715/10/CAPITULO%20II%20-%20DEDOS%20%C3%81GEIS.pdf