BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Humanidade sem humanidade?


Certo dia, quando era um guri, alguém me disse (ou eu ouvi de maneira indireta) que um grande gênio tem um tema e o persegue até o final. No momento tudo soou meio abstrato, meio incompreensível.

Sempre me lembro desta frase, ela irrompe subitamente na minha consciência e sempre me afeta, me causa uma espécie de arrebatamento improvável, aleatório. Mas hoje eu entendo o significado do que me disseram (?) naquele dia remoto. Sócrates tinha um tema; encontrar a verdade, ele não queria exemplos, tampouco imagens de realidades. Ele queria a essência das coisas, ele queria saber o que era a justiça, o amor, a coragem. Galileu tinha o seu tema também, ele queria mostrar que Aristóteles e todo o resto do mundo estava errado, porquanto o Sol era o centro imóvel do universo e não a Terra, como pensavam todos os outros físicos e astrônomos.

Guardadas as proporções, M. Night Shyamalan é também um gênio. Ele persegue a relação homem-natureza! Lembram de “A Vila”? “A Dama na água”? Em seu trabalho mais recente, “Fim dos Tempos” (que ja chegou nas locadoras), ele explora de uma maneira incrivelmente sagaz e profícua a relação entre o homem e a natureza. O que será realmente humanidade? O que separa os homens das máquinas? O que o homem pode saber do que lhe transcende? O que o homem pode fazer com aquilo que lhe ultrapassa?

Estes são os elementos que dão fôlego ao longa-metragem deste maravilhoso diretor indiano (aham! Existem mentes brilhantes fora dos Eua e Europa!) que não é categórico, pessimista ou otimista! Ele é um diretor de cinema e mostra que é possível se divertir e refletir sobre o homem e comer pipoca ao mesmo tempo! Em uma palavra: Vejam!

15 comentários:

Serginho Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serginho Tavares disse...

pra mim ele se perdeu depois do sexto sentido e o que busca o tempo todo é apenas o sucesso. só isso.
precisa se reinventar logo.
so faz bomba!

Helena Castro disse...

ja anotei e vou assistir!!!!!
obrigada pela dica.
adoro alugar filmes!

beijos

Anônimo disse...

ta ai cara, valeu pela dica e com certeza procurarei para conhecer estes filmes, abrass e valeu pela visita

Serginho Tavares disse...

sim honey
é o que você pensou!
beijos

Davisson disse...

Sou suspeito para falar de M. Night Shyamalan. É um dos diretores que eu mais admiro, está lado a lado com Kubrick e Tim Burton no meu pódio.
Acho que Shyamalan é diretor para poucos.
Criaram um clichê maldito sobre a sua persona depois de sexto sentido.
Todo mundo muda e tem o direito de mudar.
Gosto da maneira como suas a histórias fluem, como em seus filmes os personagens se unem em torno de um objetivo, como ele utiliza e sintetiza a água como um meio condutor de vida e um meio de transmutação e principalmente como a esperança sempre está estampada em seus filmes.
Ainda não assisti The Happening, mas vou assistir e te passo as minhas impressões.
Abraços, Wagner.

Anônimo disse...

Este foi um dos melhores filmes do ano, sem dúvida. Entretanto, tenho ressalvas a interpretação do limitado Mark Walhberg.

No mais, endosso todo o resto que você afirmou nesse teu post.

K. disse...

Concordo um pouco com Serginho - acho que ele se perdeu depois de Sexto sentido, mas acho que é sem querer. Ele tem uma mente ávida por fazer e criar, mas sempre parece soar meio fora de sintonia com o momento em que lança seus filmes... Talvez ultrapassado. A Vila é uma idéia tão batida que fica chata...

Mas estou curioso para ver The Happening

Inside Me disse...

oi wagnerrrr, obrigada pela visita viu! amei conhecer seu cantinho aqui ^^ mt bom, bjão e sobre seu post o mundo anda mesmo muito complicado, tem homens (mulheres tb) que mais parecem "máquinas", pois coração q é bom, nada!

Si disse...

oiee valeu pela visita. gostei daqui, gostei da dica!
rs a imagem é do gettyimage.
bj

Paulo Mamedes disse...

òtima dica!

Anônimo disse...

Eu não entendo nada de filme.. =X mas pode deixar que quando eu ver por aê, eu assisto !

P.s.: saudades daqui! =D

Anônimo disse...

Agora fiquei curiosa em assistir! Um dos filmes dele que eu mais gostei foi "A Vila", o incrível é que 80% das pessoas acha o filme vazio. Daí me pergunto... quem será realmente o "vazio" da história. :P

beijinhos.

Ana e Jo disse...

Caraca!! Amei o teu Blog.. De cara já li um "guri" ali em cima e me indentifiquei.. hehe.. (sou gaúcha)..

Beijos de uma, também, enterna inconformada!!

Jo

Bubbles disse...

Achei very disappointing este filme.
xxx