BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eu morro a cada dia (ou Hostel - O Albergue)

Bom, eu não estou exatamente corrido na faculdade, porque, legal, minha faculdade está de greve. Greve de alunos (então tá, neh?). Mas enquanto não consigo fazer um vídeo novo sobre Proust e a Música eu vou postar um pequeno texto que fiz em 2006 sobre o filme "O Albergue". Isso porque coincidentemente eu comentei com um amigo ontem que este sim é um filme de terror, só não tinha dimensão que vira a 4 anos atrás. Ontem assisti "Paranormal Activity 2" e só consegui pensar nisso: É pra rir ou ficar com medinho? Enfim.._______
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________





"Ah! fala sério ja vou ter que começar reclamando por causa que eu quero colocar uma foto do filme e este blog é meio estranho, se utilizar outros navegadores ele não apresenta a barra de formatação de texto ou inserção de imagem. E este é o meu maior problema agora, eu quero porque quero uma imagem muito legal que não está aqui!!!!!!É uma foto do novo filme de Eli Roth, chamado "O Albergue" (Hostel):
Ontem fui ao cinema, depois de bastante tempo, um pouco antes do Natal, qdo assisti "As crônicas de Nárnia". Fomos, na verdade, eu, a Cle e seu love. Estava mesmo a fim de ver O Albergue, porque qdo ouvi falar que tinha um dedo de Quentin Tarantino nem pensei duas vezes: fui. Descobri só depois que a censura é 18 anos.

Vamos ao filme: Me surpreendeu, em todos os sentidos, literalmente em todos os sentidos.Uma parada sinestésica, pois eu fixava os olhos na tela, retorcia o corpo na cadeira, imaginava os odores das cenas, gritava baixinho com o estômago embrulhado. Achei incrivel um comentário ressaltando a leveza da crueldade. Percebi que há muito tempo um filme não me envolvia tanto,não fazia o tempo passar tão rápido.

A idéia do diretor suspeito eu que seja ilustrar ate onde pode ir a perversidade e neuroses das pessoas. Se não houvesse um apelo sexual e violência contundentes não alcançaria o mesmo efeito por parte do telespectador. Eu recomendo. É estranho pois não afirmo que veria novamente ou compraria pra ter em casa, mas não é ruim, muito pelo contrário. É diferente do que a gente está acostumado a ver e por isso formar uma opinião se torna um pouco complexo.

Pra finalizar, é interessante reparar, por uma leitura mais filosófica que sob todas adversidades o ser humano tem como instinto primário a auto-preservação, a batalha pra se manter vivo, não importa se é necessario fugir com dois dedos decepados, se seus calcanhares foram mutilados por um maníacosádico ou algo igualmente bizarro.
Agora, na boa, quero ouvir opiniões de quem já viu o filme, pretende ver ou nem sonha com tal idéia!"

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Das coisas que a gente ouve no ENEM

"Como é possível que, sendo as criancinhas tão inteligentes, a maioria das pessoas sejam tão tolas? A educação deve ter algo a ver com isso!"
Alexandre Dumas Filho








#1: "O pior que eu sou tão ruim em português; os 13 anos eu eu estudei eu fiquei em recuperação em português. Como eu odeio português. O que eu gosto mesmo é de inglês."

#2: "E ela disse que chutou tanto, mas que chutou tanto....No meio da prova ela até parou pra fazer uma massagem na canela. Umas coisas que a gente nunca ouviu falar na vida, né não?"

#3: "É melhor ser corno do que ser prefeito. Prefeito é por quatro anos. Corno é pra vida inteira."


Este fimde eu fiz o ENEM já tão polêmico, devido à falta de planejamento que paira sobre as diversas áreas (ir)responsáveis pela elaboração e aplicação das provas. Muito mais divertido do que ficar horas a fio naquelas cadeirinhas safadas de vagabundas ( depois perguntam porque adolescente se revolta, rs) é ouvir os comentários aleatórios de candidatos à uma vaga para ensino superior em universidades deste vasto país chamado República Federativa do Brasil.

domingo, 31 de outubro de 2010

Sobre Rousseau, Guy Débord e Alfred Hitchcock





aaaaaaO post de hoje será apenas uma breve indicação de algo que refleti vendo "Janela Indiscreta" [Rear Window] de Alfred Hitchcock. Produzido em 1954, este longa-metragem, protagonizado pelo (lindhão do) James Stewart e pela sofisticadíssima Grace Kelly (época em que as atrizes não eram apenas rostos bonitos, mas possuíam talento) traz à tona uma possibilidade muito peculiar de observar o homem tanto no recorte público quanto no domínio privado. Jeff, um fotógrafo afastado do cargo, passa horas a fio como um flanneur; observa, de um ângulo deveras privilegiado, toda sorte de atividades e comportamento dos seus vizinhos. Até que em uma destas janelas algo de muito suspeito e insólito acontece (afinal estamos falando de ninguém menos que Hitchcock). Não quero fazer o party-pooper e contar o final do filme, porque sempre achei isso uma #putafaltadesacanagem, sobretudo quando se trata de um suspense, mais ainda quando estamos falando de um cineasta do caralho, como é o Hitchcock.

aaaaaaPois bem, "Janela indiscreta" me lembrou Rousseau devido à passagem do estado de natureza para o estado de cultura (ou de civilização), que pode ser irresponsavelmente resumido com a introdução da razão. Para o filósofo, viver em sociedade foi o começo do fim para o homem, porquanto o homem recém-civilizado não se contenta mais com os recursos que estavam ao alcance de sua mão no estado de natureza, a inteligência desestabiliza o equilíbrio que predominava neste homem primitivo e que doravante torna-se um indivíduo que se compara o tempo todo, que quer possuir o que o seu par não possui.

aaaaaaGuy Débord me ocorreu pelo seu conceito de "espetáculo" forjado na obra "La Societé du Spectacle". Grosso modo, a sociedade do espetáculo é o meio no qual estamos, circulamos e vivemos, alienados, evidentemente. Essa alienação subverte a ordem original e faz a aparência travestir-se de essência. Como um pensador marxista, Guy Débord não relega sua discussão para um plano metafísico, pelo contrário, articula mercado, capital, produção e modo de produção para ilustrar como a condição humana na contemporaneidade é violentada e mutilada basicamente por uma abstração chamada capital, ou mais popularmente falando, dinheiro!

Uma coisa eu garanto: Ver Hitchcock pode até não dar esse monte de nó na cabeça do espectador comum, mas que garante uma ótima experiência de ansiedade e imersão, isso está fora de discussão!


terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Sistema é Bruto!




Eu ainda estou beem corridão com as leituras e as escritas. E esqueci a minha câmera na casa do Carlos, rs! No feriado consegui ver Tropa de Elite 2. Uma coisa eu digo: todo brasileiro deveria ver ou ler algo deste tipo antes de eleger o Serra ou a Dilma! #tomecontadobrasil

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das crianças!







"Questiono-me se a guerra não é provocada senão pelo único objectivo de permitir ao adulto voltar a ser criança, regredir com alívio à idade das fantasias e dos soldadinhos de chumbo"
M. Tournier

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

o joão-de-barro e a criação em Bergson

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Que animais somos nós?





Como estava falando em estudos na semana passada, pensei em reproduzir algo interessante a respeito do que venho analisando em uma aula muito muito agradável: trata-se da filosofia do francês Henri Bergson. Abordo aqui neste post uma passagem de um texto chamado A consciência e a vida, que faz parte de um livro chamado A Energia espiritual:

"Um organismo rudimentar está tão bem adaptado quanto o nosso às suas condições de existência, visto que consegue viver nelas: então por que a vida foi se complicando, e complicando-se cada vez mais arriscadamente ? Uma certa forma viva que observamos hoje era encontrada já nos tempos mais remotos da era paleozoica; persistiu, imutável, ao longo das idades; por toda parte onde era possível? por que prosseguiu? por que - se não for impulsionada por um elã, através de riscos cada vez mais maiores, rumo a uma eficiência cada vez mais alta? "

Bom, o autor desenvolve, a partir deste ponto, uma ideia muito bela da ideia de criação que perpassa a atividade humana, diferenciando-o dos outros animais. Mas, como um amigo meu refutou, dizendo que castores e alguns pássaros constroem casas, esclareçamos. A questão é que a criação destes bichos tem um propósito absolutamente pragmático; eles buscam a conservação da espécie e só! Ao homem cabe, graças à sua estrutura cognitiva, criar desinteressadamente. Eu só fico pensando que estamos cada vez mais esquecendo disso. Tudo o que vemos é reprodução de algo anterior, de modo que o fazer propriamente humano vai se desfacelando e se tornando opaco. Quis sugerir com isto que Bergson pode ser um autor que nos conduza à reflexão sobre o nosso potencial criador e transformador do mundo, em esferas diversas do pensamento e da ação!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Qual CD você é neste momento????







Como sempre eu estou estudando bastante! Me formo agora em Novembro (teoricamente falando, mas sei que dará tudo certo) e por isso não posso me descuidar! Mas como diz um ditado medieval "Primum vivere deinde philosophare", isto é, Primeiro viver, depois filosofar!

Além de ser cinéfilo, eu não vivo sem música, gosto muito de indie rock e bandas dos anos 80, e oscilo entre outros ritmos neste meio tempo. Sempre achei que algumas fases da nossa vida são marcadas por filmes, livros e músicas!

Esta semana tive uma surpresa bastante afável; resolvir ler no parque, já que estava um clima convidativo e bastante quente. Baixei algumas coisas para ouvir no caminho (apaguei acidentalmente uma pasta com tipo, 300 músicas), elegi entre meus downloads Fresno, Beeshop e Kate Nash.

Descobri que 'Redenção', o primeiro CD da banda Fresno simplesmente me define. O que achei mais interessante é que ele tem uma espécie de romantismo mal resolvido. Como uma natureza que precisa ser sufocada pois isso pode soar anacrônico, fora do lugar ou brega mesmo! Ta aí, 'Redenção' é um CD muito brega e traz frases feitas, daquelas que adolescentes colocam nas frases de MSN, pura indústria cultural, sabe? Versinhos como:



Alguém que te faz sorrir
Alguém que vai te abraçar
Quando a escuridão cair
Quando você precisar
De alguém que não vai mentir

Que não quer te magoar
Segundos antes de dormir
De mim você vai lembrar (faixa 'Alguém que te faz sorrir')


Ou tão melosamente quanto:



Mas diz porque tu vais embora
Mas diz porque tens tanto medo
Se não acorda cedo
Nem trabalha, estuda ou namora
Mas diz porque chegou a hora
Agora que eu venci meu medo
Te peguei pelos dedos (música 'Milonga')


Mas ao mesmo tempo em que é todo assim, diríamos....corno manso, tem uma hora que a coisa muda um pouco de figura e se percebe que nem tudo acabou e há uma luz (e uma calça justinha também) no fim do túnel. Então vemos:



Os dias que estão nos jornais (Antigos)
Não são os dias atuais (Sofridos)
Fazem lembrar de um tempo que eu vivi
Ao lado teu, em que eu não percebi
Que ter você era o que eu mais queria
Mas o que eu mais fazia era tentar fugir (De ti)

Ou:

Se um dia eu fiz você chorar (Voce chorar)
Nem meses vão te recuperar
Te perdendo eu cresci tanto
Que eu não sei se eu quero mais te encontrar

Porque todas as vezes que a gente gosta de alguém, temos esta tendência bipolar de amor-ódio. São estados anímicos que nos deixam passionais, no sentido mais originário do termo. Paixão vem de pathos, termo que significa a não-ação, a submissão a forças transcendentes, não necessariamente um amor, mas a compaixão também é um estado patológico ou patético, por exemplo. Eu não estou exatamente sob uma patologia, mas tenho pensado muito em Swann, personagem de Marcel Proust que é marcado por uma forte influência seja da paixão carnal, seja pelo seu caloroso diletantismo estético. Pensando ainda que é meio revolvante a nossa posição no mundo: A gente ama, esquece, ama de novo, esquece de novo e a gente para e a gente segue e a gente retorna e a gente abandona...Eu sou assim também...estou na média dos mortais dotados de sentimentos! E você, tem sido algum CD ultimamente???

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Suicídio Político!




Eu voltei hoje de um final de semana prolongado muito bom mesmo! Perfeito! No entanto, o lado mórbido da minha consciência não deixou de pensar em uma coisa: Hoje é dia da Independência do Brasil e estamos em época de eleições. De que maneira isso se relaciona com suicídio? Voilà! Suicídio político.


Em O Mito de Sísifo, Albert Camus diz que nunca viu ninguém morrer por causa do argumento ontológico, que Galileu abjurou de sua teoria científica tranquilamente quando viu sua vida em risco e que fez bem. Entretanto, diferente do que observou o filósofo da Argélia, algumas pessoas levam a política tão a sério a ponto de, por ela, tirar a própria vida! Este vídeo é bem impressionante e eu não recomendo ver durante as refeições.


Suicidio 2 - suicidio, morre, morto, tiro, arma - Isto So Video

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sim, um raio cai duas vezes no mesmo lugar!




A minha avó dizia que informação nunca é demais! Pois bem , não dá pra negar que eu enquanto escritor de um blog e você enquanto leitor deste mesmo blog fazemos parte de uma elite. Infelizmente falta muito para pensarmos que estamos em um país onde o acesso à informação, educação, cultura e muito o mais, isto é, onde a democracia realmente, funcione está muito longe!!!


É por isso que é importante falar sempre sobre a utilização de preservativos, sobretudo agora que estudos apontam a existência de algo denominado HIV-2. Trata-se de uma segunda infecção pelo vírus HIV. Neste grupo estão, evidentemente, pessoas que contraíram o vírus uma primeira vez e deixaram de se previnir nas relações sexuais posteriores.


Entre uma das características desta infecção, há uma maior resistência à submissão de tratamentos aplicados em indivíduos que contraíram HIV-1. Já existem registros de alguns brasileiros portadores de HIV-2!


Em uma palavra: Cuidem-se! Desejo a todos um ótimo feriado prolongado, sempre com camisinha!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

De uma (não) explicação para a morte!

Talvez a morte tenha mais segredos para nos revelar que a vida
Gustave Flaubert





Por que a gente morre????

Porque um segundo antes estávamos vivos!


* Minhas sinceras condolências à família e amigos do meu vizinho que veio a falecer ontem devido à uma parada cardio-respiratória!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sobre sms's, o absurdo da vida e a capacidade de se sentir sufocado!!!


Nous n'arrivons pas à changer les choses suivant notre désir,
mais peu à peu notre désir change
.


Marcel Proust






Mensagem #1: Hey, vou contar um segredo soh pra vc: Hj eu to do tamanho de um organismo unicelular e o mundo é tão gigante e me traz tanto pesar + eu sei que é apenas + 1 dia difícil do qual rirei amanhã da minha desmesurada estupidez de hj!

Mensagem #2: Então agora vc esta do meu tamanho,rs. O que ta rolando aí?

Mensagem #3: Eu to lendo heidegger na biblioteca e já melhorei! apenas acordei frágil e pensando que a vida é absurda, aí eu lembrei que a minha mamãe me ligou ontem e que foi um dia maravilhoso + que talvez eu estivesse a um passo do absoluto de Baudelaire se eu tivesse acordado com vc-sabe-quem hj! todo este torvelinho me faz chorar na rua...

Mensagem#4: Então as pessoas me olham com aquela expressão da infinitesimal parte da humanidade e conjecturam mil possibilidades pras minhas lágrimas! Elas ignoram que eu choro pq a vida não tem sentido!

Mensagem #5: N entendi muita coisa. Vc tem aula a tarde?

Mensagem #6: Sim, estudo até as 18h hj!

Mensagem #7: Bom queria te ver mas entao n vai dar, mas cuido de vc a distancia mesmo. Eu sei que ñ é exatamente oq vc queria mas eu te amo e estarei sempre contigo. Vc vai melhorar e vai ver tudo diferente...

domingo, 8 de agosto de 2010

O Mal Estar na Civilização!

O post desta semana será uma pequena amostra empírica de que Sigmund Freud estava certo em sua teoria segundo a qual todo mundo é um inimigo em potencial da civilização:




p.s.: Não façam isso de ligar pra um programa (mesmo que ele mereça ser achincalhado em rede nacional) porque isto é bastante deselegante!

domingo, 1 de agosto de 2010

Quem sou eu?




Eu sou como muito apropriadamente pensou Hegel, aquilo que eu faço de mim mesmo, ou seja, eu sou o lugar da construção, a possibilidade inexoravelmente inconteste de me tornar 'ser'. Tal questão, não obstante, não se resolve facilmente deste modo, porquanto tudo o que é 'em si', tudo o que se faz a si mesmo, tem em suas entranhas mais íntimas uma peculiar nostalgia do absoluto, do que é para si mesmo, uma pedra é uma pedra para si mesma, uma montanha também, bem como o mais fino grão de areia.


Estes entes menores (ou maiores) não se questionam sobre o sentido de sua existência. Ainda que tal constatação de fato seja insólita e desconcertante, trata-se da verdade mais inteligível. Deste modo, eu sou e não sou de maneira concomitante, paulatina e dinâmica. Sou inquieto, busco respostas para as minhas questões nos escaninhos mais profundos da minha consciência. Jamais me satisfaço com elas. Reinicio um círculo virtuoso ou vicioso (isso quem vai definir é o observador).


O que eu sou é a possibilidade do ser e carrego em minha natureza mesma a liberdade de ser aquilo que quero, questionar as minhas próprias escolhas e me tornar um ser outro.

domingo, 25 de julho de 2010

Já aconteceu contigo????





Já aconteceu contigo? De ter tanto ócio criativo e ter tantas inspirações que simplesmente não consegue se focar em um único post??? Pois é! Estes dias tenho me sentido deste jeito, mas logo, logo encontro a minha concentração, que está perdida em algum lugar, retorna !! Grande Abraços pra todos! Ótima semana!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia do Rock! Filme do Rock!



Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então o filme é a minha dica pra comemorar o dia do Rock!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uma alternativa trash à saga Twilight (ou #fikdik)





Eu adoro filmes! Isto todo mundo sabe. Acontece que nas férias eu tenho uma predileção todas especial por filmes ultra-comercias, 100% blockbuster. É que para eles, é desnecessário usar mais que 0,5 % da quantidade de neurônios que o nosso cérebro consegue produzir em suas sinapses nervosas. Pois bem, a minha última aventura pelo mundo da indústria cultural foi com um filme chamado "Matadoras de Vampiras lésbicas" (Lesbian Vampire Killers, 2009), uma produção do Reino Unido, dirigida por Phil Claydon.
E realmente o filme é tudo aquilo que o título representa: Dois caras que expressam o esteriótipo do europeu médio em seu nível o mais elevado possível (isso inclui o desconhecimento da situação geo-política do resto do mundo) resolvem fazer uma viagem de carro para um lugar desconhecido...Pronto depois disso é só uma série de eventos os mais inverossímeis que a inteligência humana poderia cogitar!
Contudo, se você estiver em um dia sem muita disposição pra pensar, querendo dar boas risadas, querendo ver vampiras sexy (ou caras sexy também), podem arriscar neste longa. Além disso ele pode ser, com um pouco de boa vontade, claro, ser visto como uma homenagem aos filmes designados "filmes b", feitos com baixo orçamento e de forma independente! E depois, é necessário lembrar que vampiro com V maiúsculo é bem mais ligeiro que o Edward Cullen da saga Crepúsculo!

sábado, 3 de julho de 2010

Receitas Filosóficas!

Tese: Risoto dialético




Antítese: Um pouco* de carne de soja temperada, um pouco de farofa pronta, um pouco de feijão já temperado, um pouco tomate picado com orégano e cebola, um ou dois ovos mexidos.






Síntese: Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Quando chegar naquele nível gororobento de pessoas que moram sozinha e morrem de preguiça de cozinhar, isto indica que já está perfeito! Bom, além de ser um prato vegetariano, é super leve, gostoso e muito apropriado quando a sua geladeira está cheia de coisinhas que você está morrendo de pena de jogar no lixo! Até mesmo porque isso é realmente um crime, em um planeta onde tantas pessoas morrem de fome...ainda!



Depois é só mandar bala: Eu recomendo um suco de laranja orgânica para acompanhar! Abraços! Et bon appetit!








* Um pouco de cada coisa depende da vontade do indivíduo ator (não autor) da receita!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Entre os atos

“Querido,
Tenho certeza de estar ficando louca novamente. Sinto que não conseguiremos passar por novos tempos difíceis. E não quero revivê-los. Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Portanto, estou fazendo o que me parece ser o melhor a se fazer.
Você me deu muitas possibilidades de ser feliz. Você esteve presente como nenhum outro. Não creio que duas pessoas possam ser felizes convivendo com esta doença terrível. Não posso mais lutar. Sei que estarei tirando um peso de suas costas, pois, sem mim, você poderá trabalhar. E você vai, eu sei. Você vê, não consigo sequer escrever. Nem ler. Enfim, o que quero dizer é que depositei em você toda minha felicidade. Você sempre foi paciente comigo e realmente bom. Eu queria dizer isto - todos sabem. Se alguém pudesse me salvar, este alguém seria você. Tudo se foi para mim mas o que ficará é a certeza da sua bondade. Não posso atrapalhar sua vida. Não mais.
Não acredito que duas pessoas poderiam ter sido tão felizes quanto nós fomos.
V."



Esta é a nota de suicídio de Virginia Wolf, uma célebre autora inglesa que deixou obras realistas maravilhosas como “Noite e dia” e “Flush”. Virginia tornou-se um pouco mais famosa no mundo depois do sucesso de “As horas”, romance de Michael Cunningham que foi belamente adaptado para o cinema. Neste filme (estrelado por Nicole Kidman, Meryl Streep e grande elenco), o autor entremeia características de uma personagem de Virginia, a saber “Mrs Dalloway” com a história de outras mulheres em épocas e realidades diferentes, sempre em um recorte muito subjetivo e existencialista. Virginia Wolf se matou em 28 de Março de 1941.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Até que a morte os separem?




Harrison Ford (que há anos fez Blade Runner) e Calista Flockhart casaram-se esta semana. Ele tem 67 anos, ela 45. Eles namoraram durante 8 anos. Alguém poderia achar tudo isso meio estranho...Esta diferença de idade, este senhor idoso! Eu, por minha vez, acho absolutamente saudável e legítimo! Lembrei que há um tempinho eu só conhecia, para relacionamentos, é necessário marcar, pesssoas com bastante mais idade que eu.

E nunca vi desvantagem nisto, muito pelo contrário, pessoas com diferença etária acabam por nos fazer ver coisas e observar comportamentos que um companheiro ou companheira da mesma faixa de idade não permitiria, posto que há uma grande sintonia e afinidade no que diz respeito a uma certa formação cultural, das informações (e sua respectiva velocidade) que são transmitidas, bem como o fato de pessoas de idades próximas compartilharem um mesmo Zeitgeist.


Mas como nesta vida nem tudo são flores, nem aqueles comerciais de margarina com mamãe-papai-filhinhos-limpinhos-e-bem-comportados, existem certas coisas que acabam por complicar a relação. Por exemplo os programas de fim de semana; geralmente dá briga porque alguém de 20 anos não vai sempre querer fazer algo que alguém de 40 costuma fazer pra se divertir. Outro fator é o ritmo sexual. Claro que isso varia muito de pessoa pra pessoa, mas é comum se deparar com gradações distintas de apetite sexual quando há significativa disparidade de idade. No entanto, todas os obstáculos que emergem num relacionamento deste tipo, da mesma maneira que em todos os outros (como dizia Sartre "O inferno são os outros") podem ser contornáveis, desde haja vontade e sentimento verdadeiro. Eu já me relacionei com pessoas com o dobro da minha idade. Gostei! E você, já tentou???


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Acredita na foto!!!


Esta é para deixar qualquer advogado maluco... e o desenrolar é baseado nas leis americanas



No jantar de premiação anual de ciências forenses, em 1994, o Presidente Dr. Don Harper Mills impressionou o público com as complicações legais de uma morte bizarra.

Aqui está a história:

Em 23 de março de 1994, o médico legista examinou o corpo de Ronald Opus e concluiu que a causa da morte fora um tiro de espingarda na cabeça. O sr. Opus pulara do alto de um prédio de 10 andares, pretendendo se suicidar.

Ele deixou uma nota de suicídio confirmando sua intenção. Mas quando estava caindo, passando pelo nono andar, Opus foi atingido por um tiro de espingarda na cabeça, que o matou instantaneamente.

O que Opus não sabia era que uma rede de segurança havia sido instalada um pouco abaixo, na altura do oitavo andar, a fim de proteger alguns trabalhadores, portanto Ronald Opus não teria sido capaz de consumar seu suicídio como pretendia.

"Normalmente," continuou o Dr. Mills, "quando uma pessoa inicia um ato de suicídio e consegue se matar, sua morte é considerada suicídio, mesmo que o mecanismo final da morte não tenha sido o desejado."

Mas o fato de Opus ter sido morto em plena queda, no meio de um suicídio que não teria dado certo por causa da rede de segurança, transformou o caso em homicídio.

O quarto do nono andar, de onde partiu o tiro assassino, era ocupado por um casal de velhos. Eles estavam discutindo em altos gritos, e o marido ameaçava a esposa com uma espingarda. O homem estava tão furioso que, ao apertar o gatilho, o tiro errou completamente sua esposa, atravessando a janela e atingindo o corpo que caía. Quando alguém tenta matar a vítima A mas acidentalmente mata a vítima B, esse alguém é culpado pelo homicídio de B.

Quando acusado de assassinato, tanto o marido quanto a esposa foram enfáticos, ao afirmar que a espingarda deveria estar descarregada. O velho disse que ele tinha o hábito de costumeiramente ameaçar sua esposa com a espingarda descarregada durante suas discussões. Ele jamais tivera a intenção de matá-la. Portanto, o assassinato do sr. Opus parecia ter sido um acidente; quer dizer, ambos achavam que a arma estava descarregada, portanto a culpa seria de quem carregara a arma.

A investigação descobriu uma testemunha que vira o filho do casal carregar a espingarda um mês antes.

Foi descoberto que a senhora havia cortado a mesada do filho e ele, sabendo das brigas constantes de seus pais, carregara a espingarda na esperança que seu pai matasse sua mãe. O caso passa a ser portanto do assassinato do sr. Opus pelo filho do casal.

Agora vem a reviravolta surpreendente... As investigações descobriram que o filho do casal era, na verdade, Ronald Opus.

Ele encontrava-se frustrado por não ter até então conseguido matar sua mãe. Por isso, em 23 de março, ele se atirou do décimo andar do prédio onde morava, vindo a ser morto por um tiro de espingarda quando passava pela janela do nono andar.

Ronald Opus havia efetivamente assassinado a si mesmo, por isso a polícia encerrou o caso como suicídio.












fonte: http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=88260

segunda-feira, 10 de maio de 2010

# Fica a dica




Para o bem ou para o mal, São Paulo é uma cidade cosmopolita. Isso se faz notar principalmente pela miscigenação e pelas diversas manisfestações culturais que se propagam sincrética e ,muitas vezes, simultaneamente em terrenos razoavelmente tolerantes e inclusive amistosos.


Anualmente ocorre na cidade a chamada Virada Cultural, evento que reúne eventos culturais dos mais diversos segmentos ao redor da capital inteira. E tem para todos os gostos, sobretudo porque a maioria das atrações são gratuitas! A despeito do tumulto, demonstrações explícitas de inimizades à civilização (todos nós somos, em certa medida, inimigos da civilização, tsc, já dizia Freud), um acúmulo incomensurável de lixo e otras cositas más, eu como participante desde a primeira edição do evento, recomendo.


Algumas dicas úteis:


1. Foco: Não adianta tentar ver tudo porque simplesmente o dom da onipresença é um atributo que só Deus possui! Privilegie hierarquicamente o que você quer ver e não esqueça que um tempinho de sono é fundamental.

2. Atenção: Se vai ficar no palco de rock, nada de salto alto, bolsas gigantes ou muito cheias ou roupas que não permitam movimentação, afinal em casos de tumulto...

3. Evite: regiões suspeitas. Não é porque a rua estará com milhões de transeuntes que a criminalidade vai tirar férias. Se não conhece bem São Paulo, informe-se antes sobre rotas e lugares menos isolados e tensos (tipo a cracolândia).

4. Divirta-se: Aproveite estas oportunidades de se perceber parte de uma sociedade, parte de um momento histórico e de novas informações. Nada neste mundo é perfeito, mas há sempre algo divertido pra contar depois! Fica a dica!

terça-feira, 20 de abril de 2010

E o tempo corre célere!




O tempo corre célere...é o que já dizia Machado de Assis! E eu já não tempo tempo de quase nada além de estudar!


Sinto falta de: ver tv sem pensar em nada pra preencher, entregar, finalizar, pagar...


Não sinto falta de: sono...é bem o contrário!


Queria mais... Tempo pra dormir? dinheiro? Acordar com alguém mais na cama?


Não posso nem pensar em: desistir! Mais non! Jamais! Never Give Up! Pas do tout!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Porque elas também querem se matar!


Encontrei algo muito interessante nas minhas pesquisas pela internet estes dias; trata-se de um site de um grupo de escritoras brasileiras intitulado "Escritoras suicidas". É escuso e redundante dizer que me identifiquei de primeira com o trabalho delas. São coisas (predominantemente contos) interessantíssimas que revelam um talento e amor pela arte de escrever que me comoveu.

Recomendo em particular 'Humano vagalume' de Alice Barreira. Neste conto a autora traduz toda a angústia da existência contemporânea, a multiplicidade violenta de informações com a qual temos de lidar diariamente. O tédio, aquela náusea que bate quando estamos na frente dos espelhos sem nossos papéis representativos e de certa maneira cômodos, porquanto camufla facetas que nos esforçamos ininterruptamente para esconder. E ela não é exatamente uma lady. E fala palavrão!

Visitem assim que possível www.escritorassuicidas.com.br



domingo, 21 de fevereiro de 2010

It's all about teenagers!




É possível, ao mesmo tempo fazer um filme leve, humorado, inteligente e cool???
Sim, é possível! Basta encontrar um(a) bom(a) roteirista, tipo a Diablo Cody e uma diretora underground tipo a Karyn Kusama e uma boa dose de imaginação.

O longa "Garota infernal" (Jennifer's body) é tudo isso e mais um pouco! E a trilha sonora é show de bola! Totalmente indie rock, com Panic at the Disco, Black Kids e Little Boots!

Adoro quem escreve sobre adolescentes lembrando que um dia já foi um deles também, ou seja, como se fosse um retorno à uma fase anterior. E não apenas reforçando o lugar comum, segundo o qual dos 13 aos 19 todos são aborrecentes, rebeldes sem causa!

Verdade seja dita. é difícil esta passagem da infância pra vida adulta, todas as responsabilidades que isto implica, a explosão dos hormônios, a popularidade no colégio, o autógrafo dos ídolos e por aí vai! Se isto parece muito middle class, exagerado, nonsense é porque já esqueceu como é ser adolescente! Tudo é elevado a enésima potência! O prazer faz vc ir pra Lua! A decepção faz você querer cortar os pulsos ( e muitos efetivamente o fazem)!

Eis aí algumas boas razões para ver "Garota infernal"! Ah, quase esqueço: O beijo da Megan Fox com a guria geek deveria ganhar pelo menos o Movie Awards!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Just do it!





Estava eu aki pensando com meus botões: Por que será que empresas como a Nike, a Adidas, a Puma e a Rebook sempre apresentam etiquetas made in China, made in Taiwan, made in Camboja, made in Vietnam! Por que nunca made in Eua, made in Canada, made in England?

Será que é porque nesta primeira sequência de países não existe fiscalização suficente que dê conta de policiar a produção à revelia de produtos com custo muito baixo e lucros muito altos? será que é por que nestas regiões as pessoas precisam subsumir seu direito de ter uma formação pessoal que, na pior das hipóteses, propicie uma infância, adolescência e maturidade? Porque, talvez seja patente e óbvio que um indivíduo com 14 anos, que trabalha, às vezes, mais de 12 horas por dia, não tem condições mínimas de se formar, no sentido mais humano e primitivo do termo.

E um dia a nossa professora de História (ou seria estória?) nos conta que a Abolição da Escravidão foi produto da boa vontade de uma Princesa lusitana. Assim, como em um rompante de amor e ternura ao próximo.

Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que desconfia nossa vã filosofia, disse Shakspeare em seu Hamlet. Mas hoje em dia há um turbilhão de informações diante do nossos olhos, diante dos nossos cinco sentidos, e cada um não consegue ver nada além da satisfação quase patológica dos seus prazeres. É uma corrida egóica, desvairada e hedonista! E quem chega em primeiro lugar? Mr Phil Knight (detentor majoritário das ações da Nike) ? Você que se sente mais "gente" em cima de 12 molas ou de um dunk? Pouco provável que sejam os chineses, cambojanos, vietnamitas...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O primeiro post de 2010




Boa! Boa! Primeiro mês de férias! Estou adorando! Dormindo mais, descansando mais, deliberando mais sobre minhas próprias leituras. Está tudo bem! Algo que vou adorar nestas férias: Um curso sobre a Tragédia Grega, que farei na Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Pra quem não conhece vale muito a pena conhecer!



Algo que não vou gostar nestas férias: Não ter grana suficiente pra fazer tudo que preciso, sobretudo cursos de férias! E aproveitar as liquidações de começo de ano!
Algo que preciso fazer nestas férias: trabalhar, tsc! Algo que não vai acontecer nestas férias: Ganhar na loteria. Raramente jogo na loteria!


Mudando de assunto, o evento que ocorreu no Haiti me dá uma sensação muito ruim, muito desoladora, de saber que as pessoas vivem em condições tão deploráveis, e como o dinheiro faz tudo parecer tão abstrato, tão relativo. A maioria da população está abaixo da linha de pobreza! E a pergunta que não cala? Será mesmo que eles escolheram isto?