BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 31 de agosto de 2008

O suicídio na Era Medieval: Um comentário


Século II: “São Justino, na sua Apologia, exalta os cristãos a correrem para a morte e no começo do século II Tertuliano e os montanistas abundam em exemplos de cristãos que se entregam por si mesmos ou que, como resposta às autoridades, escolhem deliberadamente a morte”.* _________________________________________
Século VI d.C : A Igreja reconhece o suicídio como um pecado. E decidiu que os suicidas vão para o inferno!
Em A Cidade de Deus (I, 47): Santo Agostinho anuncia a doutrina rigorista que definirá a doutrina da Igreja:“Nós dizemos, declaramos e confirmamos de qualquer forma que ninguém tem o direito de espontaneamente se entregar à morte sob pretexto de escapar aos tormentos passageiros, sob pena de mergulhar nos tormentos eternos; ninguém tem o direito de se matar pelo pecado de outrem, isso seria cometer um pecado mais grave, porque a falta de um outro não seria aliviada; ninguém tem o direito de se matar por faltas passadas, porque são sobretudo os que pecaram que mais necessidade têm da vida para nela fazerem a sua penitência e curar-se; ninguém tem o direito de se matar na esperança de uma vida melhor imaginada depois da morte, porque os que se mostram culpados da sua própria morte não terão acesso a essa vida melhor”.
_______________________________________________________

Século V – IV: O indivíduo perde o direito sobre sua própria vida. Em casos de suicídios seus bens são confiscados. A Igreja decide, devido à escassez, repensar o matrimômio e condenar as formas de abstinência sexual, criminalizando também o infanticídio.
_________________________________
Séculos VIII e IX : Se o suicida tivesse uma vida respeitável antes de ficar louco - lê-se - antes de ser apossado pelo diabo, seria perdoado. Caso contrário, seria recriminado pelas autoridades.




Continua...
____________________
*Fonte: MINOIS, Georges. História do Suicídio. Tradução Serafim Ferreira. Lisboa: Teorema, s/d.
**Texto livremente adaptado de: corpoesociedade.blogspot.com

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Suicídio






No Michaelis / Houaiss: sm (lat sui+cídio) 1 Ação ou efeito de suicidar-se. 2 Ruína ou desgraça, procurada espontaneamente ou por falta de juízo.Etimologia: 1sui- + -cídio, p.ana. a homicídio; cf. fr. suicide (1741), ing. suicide (1643).


No Cambridge Dictionary: the act of killing yourself intentionally, or a person who has done.


No Trésor (français): Tout acte d'autodestruction volontaire.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Cogitata Metafisica II



Às vezes, só resta mesmo "ser brasileiro e não desistir nunca"...

____________________________________________________________

Diego Hypólito escorregou no tablado e não voltou (ou voltará) com medalha de Pequim. Mas na minha opinião ele mandou e - manda sempre - muito bem!


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Je suis Toi! Et toi?




Eu tenho um tag agora! Eu também sou Toi!


Posso explicar: estou fazendo um curso de arte. Street art para ser mais específico, grafiti para ser ainda mais específico. Estou adorando! Na primeira aula já aprendi a fazer sombra e “criar” um pouco. Criar, Eis um verbo que meu novo professor adora! Ele me disse que no grafiti não há muitas regras nem padrões pré-definidos. Nos ajudará com alguns detalhes de ordem técnica, todo o resto tem que sair da nossa caixola!


Aí que entra o Tag. Tag é a maneira como um artista assina sua obra nos muros. Se prestarem um pouco mais de atenção perceberão nas ruas ( e quanto a isso não há dificuldade já que, para o bem ou para o mal, o Brasil é um dos países mais grafitados do mundo) que há sempre uma assinatura!

Claro que algumas são quase ilegíveis. Isto depende muito do estilo, que são muitos. Exemplos: wild style, bomb,o que eu mais curto, dentre outros.

Aí ele me disse: “Qual seu tag?” e eu: “Como?”. Resultado; tive esta semana para pensar em algo muito bacana e levar semana que vem. Folheando meu dicionário de francês me veio “Toi”. Primeiro porque permite um jogo de palavras muito interessante envolvendo no mínimo os limites da retórica discursiva e as relações objeto-subjetivas. Assim: Se eu digo: Eu sou toi [que quer dizer informalmente “você”no francês] e você? Você vai dizer que você não sou eu! Mas eu insisto que eu sou você! E você não pode negar que eu sou você!


Como sempre digo: Tudo no mundo é muito mais complexo do que a gente imagina. Isso já daria uma boa discussão se estivéssemos numa Ágora ou em uma das inúmeras praças helênicas!
Volto logo pra mostrar meu tag pintado no papel! Preciso de uma Sony cyber shot pra ontem!




quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O bom filho ao dark retorna!


Eu adoro preto! E eu adoro sites da internet escuros! Dark como se diz em inglês ou noir como se diria em francês! Achei este aki tri diferente! Gostei bastante, espero que vocês gostem também, mas adianto que estou 100% aberto às críticas!


Andei fazendo inúmeras digressões e por hora até esqueci que meu blog pretende, além de outras coisas, discutir o suicídio. Voilà, retomarei o tema mas continuarei tergiversando!
Abraço a todos!




foto: www.vilma.it/news/artworks/suicide/suicide.html

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Metasonho





Um dia eu sonhei que eu tive um sonho,

Eu conversava com minha irmã, em sonho,

Sobre um sonho que eu tivera um pouco antes, na mesma noite.

No sonho sonhado eu ligava para minha mãe e ela me dizia

Que o meu primo Diego estava sumido havia 2 ou 3 dias...

No sonho não-sonhado minha irmã se espantava com a situação

E depois...depois meu celular me despertou!





E vocês, já tiveram um metasonho???

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A voz do blogger é a voz de Deus!


Eu ganhei dois selos esta semana! Achei tão legal! Sim sei que se trata de uma alegoria exclusivamente. Nada mais que um símbolo efêmero e virtual. Mas para mim é tri importante.

Escrever é algo muito bom, compartilhar suas inquietações e alegrias é inefável. Se fazer entender é algo muito reconfortante. Se identificar com outros humanos num planeta cada dia mais sintético é um momento de felicidade. Pelo menos pra mim!

Muito obrigado a todos que aparecem por aki. Tem gente que me acompanha desde 2007, quando eu blogava no uol, então passarei selinhos para aqueles que tiveram esta paciência comigo este tempo todo. Quem são eles?

Kaká: do blog Muito particular (muitoparticular.zip.net)
Juju: do My Cat Blog (mycatblog.zip.net)
Dri: do Drikaninha (drikaninha.zip.net)



Quem acha que sou fã da Ivete levanta a mão, rsrsrs!!!!