
Eu estava vendo estes dias no noticiário da tv uma reportagem sobre doação de órgãos humanos: rins, fígado, córneas, coração...sim! até coração, quem poderia pensar que alguém literalmente se entregaria de coração à alguma coisa? E isso acontece! É bizarro e é insólito!
Penso que chegar a este nível de coisificação é algo realmente deplorável; é a prova inconteste de que o homem está perdendo cadavez mais a noção do que os distingue das coisas; uma planificação e equivalência de tudo que existe à nossa volta!
Agora eu penso da seguinte maneira: Eu posso vender meu pâncreas e faltará apenas R$ 500 pra eu pagar minha tv de plasma de última geração! Ou eu posso assassinar aquele vizinho gordo e mal-educado que é um pé naquele canto. Afinal, ele come tanta gordura que uma hora ou outra o coração dele ia pedir arrego!
Ainda não sei se posso aderir a observação sartriana segundo a qual o inferno são os outros ou se me espantar com este tipo de coisa seja algo datado, fora do espírito de nossa época! Mas o fato é que isto tudo me deixa inquieto...às vezes!