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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Just do it!





Estava eu aki pensando com meus botões: Por que será que empresas como a Nike, a Adidas, a Puma e a Rebook sempre apresentam etiquetas made in China, made in Taiwan, made in Camboja, made in Vietnam! Por que nunca made in Eua, made in Canada, made in England?

Será que é porque nesta primeira sequência de países não existe fiscalização suficente que dê conta de policiar a produção à revelia de produtos com custo muito baixo e lucros muito altos? será que é por que nestas regiões as pessoas precisam subsumir seu direito de ter uma formação pessoal que, na pior das hipóteses, propicie uma infância, adolescência e maturidade? Porque, talvez seja patente e óbvio que um indivíduo com 14 anos, que trabalha, às vezes, mais de 12 horas por dia, não tem condições mínimas de se formar, no sentido mais humano e primitivo do termo.

E um dia a nossa professora de História (ou seria estória?) nos conta que a Abolição da Escravidão foi produto da boa vontade de uma Princesa lusitana. Assim, como em um rompante de amor e ternura ao próximo.

Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que desconfia nossa vã filosofia, disse Shakspeare em seu Hamlet. Mas hoje em dia há um turbilhão de informações diante do nossos olhos, diante dos nossos cinco sentidos, e cada um não consegue ver nada além da satisfação quase patológica dos seus prazeres. É uma corrida egóica, desvairada e hedonista! E quem chega em primeiro lugar? Mr Phil Knight (detentor majoritário das ações da Nike) ? Você que se sente mais "gente" em cima de 12 molas ou de um dunk? Pouco provável que sejam os chineses, cambojanos, vietnamitas...

5 comentários:

JuJu disse...

"E um dia a nossa professora de História (ou seria estória?) nos conta que a Abolição da Escravidão foi produto da boa vontade de uma Princesa lusitana. Assim, como em um rompante de amor e ternura ao próximo."
Pena que o tempo passa e a gente descobre a realidade não é tão bonita assim.
Está usando um tênis Nike? Então agradeça aos chineses, cambojanos, vietnamitas...
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Ginurse disse...

Há tempos não passo por aqui. Um amigo me diz que no oriente eles só comem arroz, por isso tudo lá é mais barato. As pessoas são egoístas, cada um de um jeito, alguns exploram milhares, outros exploram 1 ou até a si mesmo. O ocidente vive para o externo, e pagamos um preço por isso.
Quem é pior, quem explora ou quem se deixa explorar? Sempre temos escolhas.

Beijos românticos.

Rodrigo disse...

Me desculpe, mas essa professora de História é uma porcaria como professora... Acho que ela não estudou muito Revolução Industrial e as consequências disso na formação dos novos métodos de consumo para a época, inclusive a necessidade de acabar com a escravidão para formar 'novos consumidores'... Eu sou professor de História e fiquei indignado! Agora, seu texto é ótimo hein... eu já dei uma aula sobre a Nike, e outras empresas parecidas e nunca vi um aluno ter uma conclusão, ou reflexão tão boa quanto a sua! Parabéns!

Anônimo disse...

Eu acredito que isso aconteça pelo fato da mão de obra e pelo custo do material serem de menor preço . A verdade é que a nike não tem fabrica,qualquer um pode fazer um modelo e, se o designers da nike aprovarem, pode colocar o símbolo.O problema é que a pessoa idealiza o modelo mas explora a mão de obra desses países citados acima. Outra coisa interessante em relação a China, a moeda da chinesa tem um valor baixíssimo em relação as outras moedas, logo o dinheiro aparentemente altíssimo na moeda chinesa acaba sendo uma bagatela para que paga com moedas "caras" como dólar,euro e até mesmo o real.(...)

Anônimo disse...

(...)Voltando ao assunto das marcas. Pode ser que o tênis que você usa tenha sido idealizado por um brasileiro, ou africano, ou americano... mas são produzidas nos países citados no texto do blog, pois a mão de obra acaba sendo mais barato.
Queria estar errado mas é que o homem é egoísta e ganancioso, e em tudo quer tirar vantagem. Por outro lado esse egoísmo acabou levando uma oportunidade aos países que se submeteram em fazer os produtos. Nem sempre tudo é ruim, mas seria melhor se os donos dessas empresas fizessem isso por amor ao próximo e não pelo amor ao bolso.
(Douglas)