terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Agora sim! Férias!
Postado por Wagner às 19:16 9 comentários
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Suicídio e história da arte!
Há pouco tempo estive pensando (e acho que meu mal é pensar demais) : Como a História da Arte viu o suicídio?
Obviamente não é simples assim responder, mas podemos apresentar algumas imagens e tirar algumas conclusões. Por exemplo, em Wiertz, pintor belga do século XIX, o suicídio não se divorcia, e mais, cristã, pois atrás do suicida ja existe um anjo que - muito provavelmente - será quem o conduzirá para o Juízo Final. Numa leitura mais ortodoxa do cristianismo, o suicídio é algo negativo, pois o homem é o ser criado, portanto, aniquilar-se é um ato de revolta e despeito para com o Ser Criador, infinitamente bom e que criou os Céus e a Terra, bem como o homem para glorificá-lo.
Podemos assim concluir com grandes chances de acerto que Wiertz utiliza-se de sua arte para expressar sua fé, dentre outras coisas, porque seu trabalho vai ao encontro de ideais cristãos e retratam uma esfera fantasmagórica, agonística e intimidante!

Postado por Wagner às 19:43 3 comentários
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Amar é preciso mas...

Que o amor é um fogo, a gente já sabe desde Camões. Mas que alguns forçam a barra, ah isso , forçam. Este post tem um caráter mais pegadógico e instrutivo do que qualquer outra coisa: Não repitam o que Henz Muller fez há alguns dias! Não deixem seus respectivos países de origem (no caso dele, a Alemanha) para viver um grande amor além mar. Principalmente se vocês não souberem o idioma local, estiverem desprovidos de uma boa quantidade de dólares e condições de se virar sozinho!
Não, eu não sou tão assim anti-romântico. Mas é preciso ter muito claro que o msn não dá conta de tornar evidente praticamente nada, quem dirá que você ama alguém a ponto de deixar tudo pra trás pra viver uma linda história de amor. E o pior, ainda tem aquela possibilidade da pessoa não te achar tão bonitinho quanto na foto, aí ferra a porra toda (sic!)
Moral da história: Não pegue carona com estranhos, não abram a porta para desconhecidos e não deixam a Alemanha por uma paixonite tropical!
detalhes desta história surreal de Henz Muller, que ainda está vivendo no aeroporto de ViraCopos, Campinas, podem ser conferidas em: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4067399-EI8139,00.html
Postado por Wagner às 16:20 8 comentários
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
33a Mostra Internacional de Cinema!

A 33a mostra de cinema está bombando em São Paulo!
E eu aqui...sem um puto no bolso!
Postado por Wagner às 15:53 3 comentários
terça-feira, 20 de outubro de 2009
O Suicídio e a história da arte!

Há pouco tempo estive pensando ( e eu acho que meu mal é pensar demais) : Como a história da arte viu o suicídio?
Obviamente não é simples assim responder, mas podemos apresentar alguma imagens e tirar algumas conclusões. Por exemplo, em Wiertz, pintor belga do século XIX, o suicídio não se divorcia de uma visão religiosa, e mais; cristã, pois atrás do suicida já existe um anjo que - muito provavelmente - será quem o conduzirá para o Juízo Final. Numa leitura mais ortodoxa do cristianismo, o suicídio é algo negativo, pois o homem é o ser criado, portanto aniquilar-se se é um ato de revolta e despeito para com o Ser criador, infinitamente bom e que criou os Céus e a Terra, bem como o homem, para glorificá-lo. Podemos assim concluir com grandes chances de acertos que Wiertz utiliza-se de sua arte para expressar sua fé, dentro outras coisas, porque seu trabalho vai ao encontro de ideais cristãos e retratam uma esfera fantasmagórica, agonística e intimidante.
Postado por Wagner às 16:13 0 comentários
Jornalismo anacrônico!

A obra (foto) tem 343 metros de altura (tipo, 23 metros mais alta que a torre Eifel e quase do tamanho do declinado World Trade Center, que por sua vez tinha proteções anti-suicidas) e foi construída por um arquiteto britânico chamado Norman Foster.
Eu ouso dizer que é impossível sair vivo de uma tentativa destas proporções. Mas em hipótese de desespero alguma eu o conseguiria. Por duas razões fundamentais: morro de medo de altura e depois, estou beeem longe do sul da França!
Postado por Wagner às 15:58 6 comentários
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Ponto pras meninas!
Adorei a recusa da candidata Marina Silva (do partido verde) a certa filia ao auto-ajudante Augusto Cury. De acordo com uma publicação recente na revista Veja, este revelou que aquela teve sua cooperação em um discurso e, além disso, estaria – digamos assim – sob sua custódia espiritual, uma vez que o tal Augusto filiou se também ao partido, embora manifeste indisposição para almejar algum cargo público para nos representar (?) no cenário político!
Se alguém não conhece a figura, Augusto Cury é psiquiatra e escritor, que, na minha modesta opinião não acrescenta muita coisa para ninguém, a começar pelos títulos de seus livros, exemplos: "12 semanas para mudar uma vida" e "Você é insubstituível". E pra não dizerem que é preconceituoso julgar um livro pela capa, eis uma singela citação do doutor:
"Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem."
Será mesmo que a História é um suceder infinito de fracos dominando os fortes? Bom isto já é mesmo um paradoxo lógico e empírico! Que cada leitor tire suas próprias conclusões!
Mas o mais animador mesmo é ver a ex-ministra do meio ambiente afirmando que lança mão de autores como Santo Agostinho e se inspira em personalidades como o Chico Mendes para forjar (no sentido de construir) seus discursos públicos! Ah, este lampejos de vida inteligente no Planeta Terra são tão reconfortantes e até desperta uma esperança no âmago das entranhas de um ser inquieto com a condução do pensamento contemporâneo!
Postado por Wagner às 18:48 6 comentários
domingo, 27 de setembro de 2009
Nietzsche's lessons!
Postado por Wagner às 13:00 6 comentários
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Twittar ou nao twittar? Eis a questão!
Quero saber como ele funciona, se é uma ameaça para o pensamento analítico, para a blogosfera ou para a preservação da vida inteligente na Terra!
Volto em breve pra passar meu link! Sigam me! =)
Postado por Wagner às 20:08 5 comentários
domingo, 6 de setembro de 2009
Até onde vai a coisificação do homem?
Eu estava vendo estes dias no noticiário da tv uma reportagem sobre doação de órgãos humanos: rins, fígado, córneas, coração...sim! até coração, quem poderia pensar que alguém literalmente se entregaria de coração à alguma coisa? E isso acontece! É bizarro e é insólito!
Agora eu penso da seguinte maneira: Eu posso vender meu pâncreas e faltará apenas R$ 500 pra eu pagar minha tv de plasma de última geração! Ou eu posso assassinar aquele vizinho gordo e mal-educado que é um pé naquele canto. Afinal, ele come tanta gordura que uma hora ou outra o coração dele ia pedir arrego!
Ainda não sei se posso aderir a observação sartriana segundo a qual o inferno são os outros ou se me espantar com este tipo de coisa seja algo datado, fora do espírito de nossa época! Mas o fato é que isto tudo me deixa inquieto...às vezes!
Postado por Wagner às 19:07 5 comentários
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Depois de um milênio...
Sim...depois de um milênio, eis que eu volto a ter internet em casa...Um pouco mais de tempo pra poder acessar emails/orkut/blog/google. Vou até tentar gerenciar um twitter, mas ainda estou pensando se realmente isto é interessante neste momento!
Postado por Wagner às 16:32 4 comentários
domingo, 12 de julho de 2009
Sujeito e alteridade: a (não) percepção do outro!

A última vez que fui ao cinema eu assisti A noiva invisível, com Selton Mello e Luana Piovani. A história, verdade seja dita, nem é tão original assim: Um homem que emulava uma vida a dois perfeita se vê desnorteado quando seu suposto amor lhe dá um pé na bunda. Depois das etapas psicológicas que acomete todo sofredor por amor, eis que Pedro retira uma mulher da sua própria mente.
Postado por Wagner às 22:25 9 comentários
segunda-feira, 29 de junho de 2009
I'm still alive
Postado por Wagner às 16:40 7 comentários
terça-feira, 2 de junho de 2009
Cogitata metaphisica #14
Carlos Eduardo e Bianca se casaram no sábado (30); eles embarcaram no voo 447!!!
mais em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u575303.shtml
Postado por Wagner às 15:50 10 comentários
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Na vontade...
Jean-Jacques Rousseau, Les Confessions
Agora cada um sabe do que eu estou falando, mesmo antes de pensar nisso, aliás, antes de pensar em qualquer coisa, nós já estamos com vontade. Eu acordo e quero dormir mais, se resolvo levantar, dá vontade de comer e tomar banho, aí vem aquela vontadinha que não sair de casa, mas saio....Aí da vontade de ver o ônibus assim que chego no ponto. Dependendo do dia a vontade é que o dia acabe logo! Ou pior, como dizia o rei tupiniquim**, “que tudo mais vá pra o inferno!”.
** Para os mais jovens: trata-se de Roberto Carlos.
Postado por Wagner às 18:53 11 comentários
quarta-feira, 29 de abril de 2009
terça-feira, 14 de abril de 2009
Matando vários coelhos numa caixa d'água só!
Postado por Wagner às 14:04 8 comentários
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Modus operandi - Escrita e oralidade na filosofia de Jean-Jacques Rousseau

É importante salientar que algo muito recorrente na filosofia moderna é a relação entre homem e mundo, civilização e natureza ou indivíduo e cultura se preferirmos. Autores como Espinosa (na Holanda), Hobbes (na Inglaterra) desenvolvem suas próprias teorias de estado natural, cada um à sua própria maneira.
A teoria de estado natural na filosofia do Rousseau assevera que, o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, resumidamente falando, o grande problema resulta da propriedade. Em um dado momento, devido à razão e às condições materiais, alguém imperou: "Isto é meu!". A partir desta apropriação dos elementos que, até então eram comunitários, e com comunitários não quero me filiar à teoria marxista, até porque seria um anacronismo gritante. Trata-se ,pois, de uma relação como em um genos grego ou como se verifica ainda na atualidade em comunidades indígenas nas quais não houve influências da civilização. No que tange à linguagem, dentro deste contexto, o ensaio de Rousseau mantem-se em um registro de orientação empirista, sem nem mesmo um compromisso categórico e que caminhe pas-a-pas com a História.
Não obstante a obra mostra uma grande erudição no que concerne ao conhecimento das línguas clássicas como o grego e o latim, as línguas modernas como o francês (língua na qual Rousseau escreve), o italiano e o inglês, bem como à música. É frustrante, portanto, esperar deste ensaio uma análise filológica da linguagem,como ocorre na Alemanha um século depois, ou uma análise lógico-ontológica como acontece muitos séculos antes com Platão e Aristóteles.
Postado por Wagner às 20:38 7 comentários
sábado, 28 de março de 2009
É hoje!

Para ouvir: Minor Treath (banda de rock straight edge)
Morrissey (ele é super talentoso e vegetariano, isto é, preocupa-se com os conflitos mundias de ordem global)
Para ver: Uma verdade inconveniente (documentário de Al Gore sobre o aquecimento global)
O dia depois de amanhã (comercial mas interessante!)
* texto adaptado de http://kalikalache.com/2008/12/18/earth-hour-brasil-2009-em-marco-apague-as-luzes/
Postado por Wagner às 10:33 20 comentários
quarta-feira, 25 de março de 2009
Da comédia da vida privada!
Fato #1: Sou astigmata!
Fato #2: Não gosto de usar óculos!
Fato #3: Ter que usar óculos e aparelho no dente de maneira concomitante não é nada sexy!
Meu déficit visual é muito alto pra que eu possa usar lentes de contato descartáveis e baixo demais pra que eu possa fazer uma operação a fim de repará-lo, isto é, precisarei manter minha cara de nerd por um bom tempo!
Estas horas a gente pára e pensa: PUTA QUE PARIU, TCHÊ, PORQUE ESSA PORRA TODA SÓ ACONTECE COMIGO!!!!
Postado por Wagner às 20:57 8 comentários
sábado, 14 de março de 2009
Privatizar o público ou publicar o privatizado?
Postado por Wagner às 11:40 10 comentários
quarta-feira, 4 de março de 2009
Saldão de férias!
Só não lembro de ter ido à nenhum lugar inusitado...Aliás, me lembro! Mas não vou comentar porque menores adentram este espaço, às vezes!
Eu li muito; pelo menos umas 1000 páginas, isto é, quase nada! Dentre estas estavam escritos de Virgínia Wolf, Marcel Proust, Herman Melville, Santo Agostinho e Kant!
Eu fiz também um curso de literatura alemã o qual amei. Nele foi abordado o Sturm und Drung e a querela dos modernos e clássicos, incluindo Goethe, Schiller e mais alguns autores.
Eu consegui sair de balada algumas vezes e voltei a trabalhar...
Agora tudo fica mais corrido mas isto faz parte do estilo de vida dos universitários brasileiros em sua grande maioria. Ainda mais em tempos de crise financeira global! É preciso fazer nossas correrias mesmo! Honestamente já estava sentindo falta das aulas e dos amigos da faculdade! No fimde passado eu fui a um show no Sesc Ipiranga, da banda Ludov, depois fui ao cinema com um amigo e no domingo teve uma reuniãozinha com o pessoal do trabalho! Uns drinks a mais mas nada que impediu meu retorno à minha petite maison!
Postado por Wagner às 16:19 11 comentários
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Minhas apostas para o Oscar!
Ator: Brad Pitt, por "Benjamin Button" (vi e adorei!)
Atriz: Kate Winslet, por "Foi Apenas um Sonho" (se não sair depois de 5 indicações, pelo amor! Tb assisti e achei super intenso e tenso!)
Filme: "Benjamin Button" (porque não um filme político nem superficial nem comprometido nem descomprometido, por isso receio que tenhas grandes chances!)
Animação: "Kung Fu Panda"!
maquiagem: "Benjamin Button" (bah, dispensa comentários, a maquiagem é impressionante)
figurino: "A duquesa" (pesquisas pra filmes de época são mais simples e os resultados, mais elaborados...acho que esta eu acerto!)
Vc fez alguma aposta também????? Abraços!
p.s.: Adorei ouvir Twist and shout, Beatles no Benjamin!
Postado por Wagner às 15:15 9 comentários
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Tá tenso!
Postado por Wagner às 17:50 12 comentários
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Je ne croit pas!

"Suicídio é a atitude individual de levar-se a uma situação de morte. Pode ser exemplificado no ato de adentrar a torcida do Palmeiras trajando uma camisa do Corinthians (ou uma do Vasco na do Flamengo, depende de que estado você está), em dia de jogo, ou quando tenta-se enfrentar um blindado da polícia militar sozinho.
Em geral, é uma atitude tipica de Idiotas que querem a todo custo fugir dos problemas, em especial por serem emos e tipos afins e por isso mesmo não quererem saber de responsabilidades (ou não).
No mundo, 815000 pessoas cometeram suicídio no ano 2000, sendo 524666 da Finlândia o que perfaz 14,5 mortes por 100000 habitantes, sendo que na Finlândia o número sobe para 958,87 mortes por 100000 habitantes (uma morte a cada 40 segundos), o que nos prova que a moda do suicídio está em alta. O resto foi no Japão, mais precisamente em Tokyo. Lembrando que japonês não se suicida, ele comete Harakiri, porque são os seres mais inteligentes do mundo.
Postado por Wagner às 19:24 4 comentários
sábado, 24 de janeiro de 2009
Um Calígula...indie!
Uma das melhores coisas da vida é conseguir fazer algo que você vinha tentando há algum tempo, algo que lhe dê prazer e te faça bem!
Voilà, o que me aconteceu domingo passado. Fui ver Calígula de Albert Camus. A versão do diretor Gabriel Villela é muito inovadora, embora tenho poucos instrumentos para estabelecer comparações; é a primeira vez que vejo uma peça de Camus encenada (nossa, que emocionante, cara!).
Se alguém não souber quem é o cara da foto, ele se chama Tiago Lacerda e faz muito mais televisão que teatro, entretanto, absolutamente, ele não deixa nada a desejar! É um ótimo ator, extremamente perspicaz e deu um tom maravilhoso a Calígula, hora melancólico, hora déspota, perverso, enfim, tudo aquilo que lemos nas "Histórias" sobre este imperador romano.
O figurino é, sem dúvida, algo éttonant! Tiago usa calça skinny, preto, branco e um echarpe vermelho! Achei interessante estes detalhes para que o espectador possa perceber que não se trata de uma mera narração sobre um cara depravado ou psicologicamente comprometido; trata-se antes de tudo de um ser humano, cujas características são passíveis de verificação em qualquer mortal, em Roma, em Paris, em São Paulo...
Na visão de Camus, Calígula incorpora ,sem nenhuma ausência, o homem absurdo. Por que absurdo? Porque ele é a imagem do homem que deseja esgotar o campo do possível, viver intensamente, absurdamente. Ele ama a vida e é acometido de terror porque vive. É exatamente isto que aparece no palco, o embate entre a inteligência e paixão, liberdade versus prisão, amor versus violência, tudo isto permeado por uma maneira profundamente refinada e cool de humor!
Sabem algo que faz você ser outra pessoa? Um fenômeno irreversível de transformação que irrompe dos momentos mais improváveis? Pois foi esta a sensação que Calígula me engendrou.
Para os paulistanos fica o toque, vocês podem conhecer um pouco mais deste existencialismo estranho de Camus, através do teatro. A peça está em cartaz no SESC Pinheiros até o final de Fevereiro. Mais informações em http://www.sescsp.org.br/sesc/
Abraços!
Postado por Wagner às 19:55 13 comentários
domingo, 18 de janeiro de 2009
Era uma vez...

Eu amo São Paulo. Quase sofro por ter nascido do lado e não dentro dela. Mas ela sempre me acolheu. E agora vem tantas lembranças. A primeira balada sozinho (18 anos). O primeiro cinema sozinho (16 anos)...enfim são muitas emoções!
O que ela tem de melhor? A pluralidade ,entendida em seu sentido mais amplo. Trata-se indubitavelmente de uma cidade cosmopolita! Aqui come-se o que quiser, visita-se o que quiser, diverte-se da maneira que quiser.
Dizer que ela é perfeita é exagero, porque como toda e qualquer metrópole ela apresenta problemas: conflitos raciais, luta de classes, desemprego, criminalidade e etc. Mas isto não elimina as diversas facetas que este lugar reserva!
O que mais gosto nela são as opções de lazer: cinemas comerciais e independentes, casas noturnas, que tocam do rock ao zuque, do forró ao eletrônico, passando pelo sambão da zona norte e pelo axé da zona leste,teatro de boa qualidade e preço, exposições de arte e diversas outras opções.
E depois de toda esta panfletagem só resta dizer: Parabéns, São Paulo!
Postado por Wagner às 00:26 16 comentários
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Viajar é bom!
Postado por Wagner às 18:10 8 comentários
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
2009!
Postado por Wagner às 10:48 8 comentários